O setor de Telecomunicações continua em constante crescimento, tendo os Provedores Regionais como verdadeiros protagonistas desse excelente resultado.
Segundo a Abrint, Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, no primeiro quadrimestre de 2016, eles foram responsáveis por 111 mil novos acessos, já no mesmo período em 2017 foram 405 mil e no de 2018, 783 mil.
Segundo o diretor da Abrint, Basílio Perez, até o ano de 2017 era mais difícil dizer com o máximo de confiabilidade os números de acessos registrados pelos Provedores. Isso acontecia devido ao fato de alguns Provedores não informarem sua base de clientes ou reportarem os dados de forma errada à Anatel.
Os dados obtidos 2018 (783 mil acessos) foram excelentes, devido a 03 motivos:
1 – Investimento constante dos provedores regionais
2 – Mercado crescente de Telecomunicações
3 – E ao fato dos Provedores Regionais conseguirem nesse ano passar os dados de forma correta ou pelo menos com o mínimo de falhas.
A diferença do Provedor Regional para as Grandes Operadoras é que seus clientes não viram apenas números. Segundo Felipe Silveira, Gerente de Contas ISP da Tely, “um Provedor Regional humaniza mais o atendimento, pois conhece boa parte dos seus clientes e os que não conhece são conhecidos dos seus sócios ou colaboradores”.
Lenivaldo Guedes, Fundador da Unidas Net, Provedor com sede em Itabaiana-PB, ressalta o lado social da atividade do Provedor Regional, citando seu caso como exemplo. “Nós levamos Internet a locais mais longe, inclusive, às áreas rurais, onde as outras não têm interesse. E isso mostra que além do lado econômico, nos preocupamos com o social, também, propiciando de fato a inclusão digital.
Esse poder de estar mais próximo das pessoas e de atender as necessidades de cidades mais distantes dos Grandes Centros faz com que os Provedores Regionais sejam verdadeiros protagonistas da implantação da Fibra Óptica em todo o Brasil.
De acordo com a Abrint, os Provedores Regionais atendem mais de 5 milhões de clientes e são responsáveis por 50% da Fibra Óptica existente no país, que ainda conta com 39% das residências sem acesso à Internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Apesar dos números bastante positivos, ainda há muito o que precisa ser melhorado. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2016 do IBGE, 37,08% da população não sabe usar a Internet.
Essa é uma realidade que pode ser modificada através do protagonismo dos Provedores Regionais, os quais levam Internet aos locais mais distantes, estabelecendo a verdadeira conexão sem exclusão.
Você já é ou deseja se tornar um Provedor?
Ligue para 0800 721 8359, que teremos o maior prazer em atendê-lo e tirar as suas dúvidas.
